quinta-feira, 28 de março de 2013

Board Games - The Settlers of Catan

Quem aqui não gosta de vez em quando juntar um grupo de amigos e simplesmente estar a jogar um jogo de tabuleiro? Eu adoro. É uma grande forma de convívio e muito riso. Desde os meus tempos de infância que gosto deste género de jogos. E tenho pena que sejam bem caros e que têm estado de algum forma a desaparecer. As crianças hoje em dia já não ligam tanto a estes jogos. 
Mas vou vos mostrar  um daqueles jogos que eu realmente adoro jogar com amigos. E não é o monopólio, penso que esse jogo traz o pior das pessoas. Ou talvez o pior de mim. 

Descobridores de Catan
Este é um jogo de estratégia. Bastante simples mas ao mesmo tempo dinâmico e cheio de possibilidades. Aqui ninguém é eliminado o que é bom, porque se ficares para trás sempre podes ter a possibilidade de dar a volta. 
Catan é uma ilha onde tu és o colono. Cada colono deve explorar os terrenos e os seus recursos naturais. Como vocês podem ver na imagem, dentro do tabuleiro têm uns hexágonos com número, esses são os terrenos com recursos naturais e o objectivo e obteres teres muitos recursos, construir aldeias, cidades e estradas até obteres os pontos máximos que aquele tabuleiro indica. Isto porquê, este jogo tem expansões, mais ilhas ou até mais terrenos, portanto os pontos de vitória dependem muito de quantas expansões utilizas no tabuleiro. Infelizmente ainda não tive a sorte de jogar com as expansões. Este jogo é aliciante.  Não me admira nada que seja muito popular por todo o mundo. Se quizerem para compreender melhor este jogo deixo aqui o link do Wikipédia, penso que está muito bem explicado e com as regras do jogo.   


Na imagem a seguir podem ver como a ilha se transforma com as expansões. Dando para mais jogadores.



Se quiserem para vocês terem mais ou menos uma ideia. Este jogo pode-se jogar online (cliquem aqui) ou até através do ipad ou tabblet.
 Se gostarem deste género de jogos e convívios. Apostem neste jogo. Ás vezes até podes ter um amigo que tenha esse jogo lá por casa a apanhar pó. 

Já conheciam este jogo? Que pensam dele? E dos outros jogos de tabuleiro? Qual é que me recomendariam? 
Espero que tenham gostado.
Ass. G.E. 

5 comentários:

  1. Nossa , nao conhecia esse jogo !
    Que legal ! Adoreeeei o post , é super dificil achar posts com dicas de jogos (:
    Que criativa , você !
    Estou super seguindo e te
    convido a me seguir tb e curtir a fan page do meu
    blog, ah conheça e se inscreva no meu canal do youtube tb,
    é tainaheille:
    nossoblogdemodaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada ^.^ com todo o gosto que irei te seguir.
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Nunca joguei tal coisa... tenho de experimentar.

    ResponderEliminar
  3. nunca antes tinha ouvido falar desse jogo :O eu também gosto muito de juntar os amigos e jogar jogos de tabuleiro, é uma ótima forma de convívio tal como disseste! eu adoro jogar party&co :)

    ResponderEliminar
  4. Eu não conhecia esse jogo :)

    http://deverasoriginal.blogspot.pt

    ResponderEliminar