terça-feira, 16 de abril de 2013

Mandamentos do Estagiário

Uma coisa que sempre preocupei-me é de como causar impressão durante um estágio, mas  mais do que isso penso que antes de chegarmos realmente a marcar devemos nos preocupar em sermos aquilo que esperam de nós. Sei que existem muitos estágios (às carradas) que somos completamente explorados. Mas eu não venho falar disso, venho falar mais da etiqueta do estagiário. Os não e os sim. Aquelas coisinhas que muitos de nós acabamos por esquecer e depois metemos o pé na argola. Às vezes por não termos noção que estas coisinhas podem nos dar muitos pontos.

1- Aprender o máximo durante o período de estágio e marcar pontos junto dos responsáveis.

2- Demonstrar disponibilidade para aceitar mais trabalho, quando termina tarefas - Não caia na tentação de aproveitar o "tempo morto" para estudar ou adiantar trabalhos para a faculdade.

3- Ser pontualassíduo

4- Demonstrar disponibilidade para trocar horários e dias de estágio em função das necessidades da empresa.

5- Obedecer ao Dress Code.

6- Estabelecer todas as questões antes de iniciar (ou durante) um trabalho/tarefa. Não arrisque entregar um trabalho que não corresponde às expectativas e ouvir "porque não perguntou?".

7- Analisar situações e tarefas e contribuir com sugestões e opiniões de forma assertiva.

8- Aceitar as tarefas "menores" com entusiasmo e humildade. Lembre-se que aprendemos sempre e em todas as situações.

9- Ser positivo. Verbalize e expresse sempre emoções positivas e genuínas, como agradecer a oportunidade  de participar em determinada tarefa, expressar o grau de interesse que teve para si. 

10- Solicitar feedback sobre o seu desempenho e resultado do trabalho, numa perspectiva de melhoria individual. 

11- Evitar tratar assuntos pessoais no trabalho. Esqueça telefonemas, SMS os e-mails pessoais ou consultas às redes sociais. (muito importante, mesmo quando estas aborrecida, evita o fazer).



P.s. eu achei estes conselhos numa revista já há uns anos, penso que seja a Sábado, não tenho a certeza. 

Espero que isto vos ajude.  
Ass. G.E.



2 comentários:

  1. ola querida sim o bb cream da the body shop é muito pequeno e mais uma coisa que me esqueçi de dizer no post e tenho de completar alem de ser pequeno (mas rende bastante) tambem nao tem factor solar

    ResponderEliminar
  2. Quando eu fui estagiária era basicamente a escrava deles...minha noss!

    ResponderEliminar