sexta-feira, 22 de março de 2013

Como começar a correr

Já andei a comentar isto em outros blogs. Mas tenho um irmão que foi obeso e agora está magro e saudável e isto não se deve só a comer com mais cuidado, também se deve muito ao exercício físico, especialmente porque ele corre todos os dias. Talvez um dia eu consiga o convencer a deixar-me partilhar essa experiência dele com vocês.
Ele foi uma grande ajuda e motivação para eu começar a correr. Primeiro porque tinha a ideia crédula de que eu nunca ia ter resistência física para correr e depois também porque não tenho o joelho direito no seu melhor estado. Segundo porque ajudou-me como começar a correr e como não parar mesmo quando eu queria era ficar no sofá feita lontra. 
Então hoje decidi partilhar um pouco da sabedoria do meu irmão e se alguma de vocês quiser começar a correr podem seguir os conselhos que ele me deu. 

Faz alongamentos - vocês lembram-se que se fazia isso nas aulas de educação física ao inicio e no fim. Pois para correr devem fazer isso antes e depois da corrida. Antes ajuda para aqueceres os teus músculos e depois para que fiques com os músculos relaxados. Muitas vezes nos esquecemos disto e sofremos com as consequência, uma delas é ficarmos com músculos presos. 


- Antes da começares realmente a correr,  faz cerca de 5 ou mais minutos a andar com um andar rápido para que o teu corpo se prepare para o esforço. 

- Se corres na rua faz um mapa do caminho que irás percorrer, pode ser simplesmente um mapa mental. Isto ajuda-te a gerir o teu tempo.

- Ao inicio começas com 20 min e depois com o tempo vais aumentando (os vinte podem variar para 15, dependendo de como te estás a aguentar). O meu irmão agora corre durante 1h30 eu só consigo correr no máximo 50 min. Depende de ti o quanto queres correr. 

-  Se te sentires que te estás a esforçar muito reduz a velocidade, mas não pares. Ao inicio não podemos pensar que iremos logo correr como os profissionais, temos de ter noção das nossas capacidades e ir conforme elas, mas nunca pares de repente começa a andar rápido como no ponto 2. 

- Varia de sítios onde corres. Sei que quando se vive numa cidade grande isto é um pouco mais complicado. Mas para que isto não se torne uma rotina aborrecida corre com outras vistas. Praia, por exemplo, é mais cansativo mas puxa mais por ti. 

- Não corras depois de comer, podes ficar com uma indigestão. Eu, por exemplo, habitualmente corro antes do almoço.

- Não invistas muito ao inicio por uns bons Ténis  Isto porquê? Porque pode não ser o exercício mais adequado para ti e foi dinheiro deitado fora se veres que os outros exercícios como pilates são mais o teu estilo. Imagina compras uns Ténis para correr, esses nunca poderás usar num ginásio porque habitualmente o ginásio tem a politica de os Ténis que se usam lá dentro não podem ser uns que já foram usados na rua.  Só posteriormente se vires que gostas de correr é que deves investir nuns apropriados. 

9º- Não fiques com a ideia que tens de fazer isto todos os dias. Se conseguires força. Mas tu podes não ter tempo para isso. É normal. Existem pessoas que só fazem isto ao fim-de-semana, por exemplo.  Eu faço 2/3 vezes por semana. O meu irmão, todos os dias. Mas não sejam do género "hoje não fiz, não faz mal", tentem fazer no dia a seguir.

10 º- Não desistam. Correr faz bem à saúde. É uma boa forma de perder peso e de nos mantermos saudáveis sem ter de pagar por ginásio. Pensem que por este tempo despendido estão a ganhar anos de vida ;)  




Espero que isto tenha sido de vossa ajuda. E se tiverem mais algum conselho para dar estejam à vontade. Eu agradeço.
Ass. G.E.  

4 comentários:

  1. Adorei o Post!! Super útil mesmo! É preciso ter em atenção fazer um bom aquecimento antes de começarmos a nossa corridinha! =)

    http://rainhadofashion.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Tenho de começar a investir mais no meu corpitcho.

    ResponderEliminar
  3. eheh gostei muito do post, bastante útil e acertado como, diga-se de passagem, tudo aquilo que já li no teu blog :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei mesmo deste post, principalmente porque eu própria estou a começar a correr o máximo de dias possíveis.
    Nunca tive problemas de excesso de peso, pelo contrário tenho mais por falta dele, mas em termos de resistência tenho mesmo muito pouca...
    Então agora corro um bocado e vejo quanto tempo aguentei a correr continuamente :)

    Infelizmente hoje está a chover então não fui correr mas amanhã espero que esteja melhor para compensar o dia de hoje :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar